INSS iniciará mutirões em junho para reduzir estoque de pedidos de benefícios assistenciais

Neste mês de junho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dará início a mutirões para agilizar a análise de pedidos de benefícios assistenciais para pessoas com deficiência. De acordo com órgão, a ideia é reduzir o estoque de requerimentos principalmente no Norte e no Nordeste, onde a fila de espera pela concessão é maior. Mas haverá ações também em outras regiões do país, sempre nos fins de semana.
“O foco será nas avaliações sociais pelos assistentes sociais do INSS, que é uma das etapas para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas, destinado a pessoas com deficiência com renda de até 25% do salário mínimo por pessoa da família)”, informou o instituto. Esse benefício também é concedido a idosos acima de 65 anos de baixa renda.
As primeiras ações do mutirão acontecerão em cidades do Amazonas, do Maranhão, de Pernambuco e de Minas Gerais (veja as cidades e as datas abaixo). Mas os mutirões deverão ocorrer em diferentes localidades até agosto.
Ainda de acordo com o INSS, além das avaliações sociais, servidores e peritos médicos estarão presentes nas agências durante os mutirões para dar informações aos segurados, assim como realizar exames médicos, solucionar dificuldades de acesso e concluir processos.

https://extra.globo.com/economia/noticia/2023/05/inss-fara-mutiroes-em-junho-para-reduzir-fila-de-pedidos-de-beneficios-assistenciais.ghtml