Governo oficializa novo teto de juros no consignado do INSS

O governo federal publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (30) a resolução que fixa o novo limite para a  taxa de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 
O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) definiu em reunião nesta terça-feira (28), em Brasília (DF), os novos tetos de juros dos consignados para beneficiários do INSS. O limite para o empréstimo com desconto em folha será de 1,97%, enquanto pela modalidade via cartão de crédito estará em 2,89%.
No último encontro realizado no dia 13, o CNPS tinha estabelecido outros patamares máximos das taxas, sendo 1,70% para a modalidade com desconto em folha e 2,62% para a operação via cartão de crédito.
O plenário deliberou, complementarmente, a criação do processo de realização, em até 60 dias, dos grupos de trabalho sobre a operação do cartão de crédito consignado e o endividamento dos beneficiários, além da análise referente à composição e competência do CNPS. A recondução de Tônia Galetti, do Sindnapi, também foi referendada.
O empréstimo consignado do INSS ficou suspenso em diversos bancos por quase duas semanas, desde que a taxa máxima de juros caiu de 2,14% ao mês para 1,70% ao mês, também por decisão do CNPS.

Governo oficializa novo teto de juros no consignado do INSS: https://economia.ig.com.br/2023-03-30/governo-oficializa-teto-juros-consignado-inss.html