INSS antecipa cronograma de pagamento e libera valores extras para beneficiários

Segurados poderão, entre os dias 17 e 20 de março, solicitar a antecipação junto ao banco onde recebem seus benefícios
O ministro Carlos Lupi (Previdência) e o presidente interino do INSS, Glauco Fonseca Wamburg, assinaram nesta quarta-feira (22/2) uma Portaria Conjunta MPS/INSS nº 31/2023, que vai garantir a antecipação do pagamento dos benefícios para quem mora nos municípios paulistas de Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, fortemente afetados pelas chuvas dos últimos dias.

O valor extra, que corresponde a um mês de benefício, estará disponível a partir de 27 de março para todos que recebem aposentadoria, pensão ou benefício assistencial. Benefícios temporários não fazem parte dessa ação. A antecipação vale enquanto perdurar o estado de calamidade. Nos próximos dias, o INSS publicará norma regulamentando a antecipação dos valores e estipulando outras ações, como o atendimento prioritário na análise e conclusão dos pedidos de benefício realizados na região afetada pelas chuvas.

Nessa ação, o INSS vai beneficiar mais de 12 mil pessoas. Inicialmente, cerca de 100 mil pessoas poderão optar pelo adiantamento do benefício. O valor total liberado pelo INSS será de aproximadamente R$ 220 milhões. É importante que o segurado interessado na antecipação manifeste sua intenção ao banco em que recebe seu benefício. O prazo para optar pelo adiantamento vai de 17/3 a 20/3.

https://www.gov.br/pt-br/noticias/trabalho-e-previdencia/2023/02/inss-antecipa-cronograma-de-pagamento-e-libera-valores-extras-para-beneficiarios