Saiba o que é o golpe da tabela do PIX, como se prevenir e o que fazer se cair

A Polícia Civil de Minas Gerais emitiu um alerta para um golpe da “Tabela do PIX”. O crime consiste na criação de um perfil falso nas redes sociais em que os criminosos dizem que se a vítima depositar uma certa quantia em dinheiro, ela pode receber cinco vezes o valor investido.

A vítima é influenciada a depositar a quantia na conta de terceiros por meio do PIX, iludida com a possibilidade de receber cinco vezes aquele valor. “Os golpistas, além de ficarem com os valores, ainda conseguem obter vários dados pessoais, como nome completo, telefone e CPF. Assim, podem cometer outros crimes com os dados fornecidos”, informa a Polícia Civil.
Como se prevenir dos golpes?

A Polícia Civil orienta que se a pessoa se deparar com qualquer perfil nas redes sociais prometendo dinheiro fácil, seja por meio do PIX ou por outras formas, ela não deve interagir com os responsáveis pela rede social.

“O ganho fácil de valores é um atrativo para pessoas que buscam o que não existe e não recomenda nenhum depósito visando o lucro fácil. Existe, ainda, uma outra modalidade, chamado “GOLPE DO BUG DO PIX” ou “PIX em DOBRO”, em que os criminosos criam perfis e indicam que, em razão de erro no sistema PIX, a vítima é iludida a depositar valores usando determinada chave aleatória, e receberia imediatamente o dobro na sua conta. Algo que também não é verdadeiro, pois não existe esse erro no sistema PIX”, destaca o órgão.


E se cair no golpe?

Caso a pessoa já tenha caído no golpe ou mesmo com as orientações ela seja vítima, o ideal é entrar em contato com a agência bancária e contestar a transação realizada, socilitando o mecanismo especial de devolução (MED), sistema criado pelo Banco Central. É importante não interagir mais com o perfil infrator e denunciar a página para a rede social. A vítima deve ainda procurar uma unidade da Polícia Civil ou Militar para denunciar o caso.

https://www.otempo.com.br/cidades/saiba-o-que-e-o-golpe-da-tabela-do-pix-como-se-prevenir-e-o-que-fazer-se-cair-1.2803201